Porque 1 + 1 é sempre igual a... Whatever...

E há cenas que de vez em quando merecem ser escritas... mesmo que seja para o nosso 3º olho tentar ler.

Thursday, October 12, 2006


Algumas pérolas de uma entrevista a um "tuno":

- A redução do tempo dos cursos do ensino superior devido à sua adequação ao processo de Bolonha poderá pôr em causa a sobrevivência de muitas tunas académicas do país, alertou hoje um membro da Infantuna, de Viseu.

- "As pessoas vão passar menos tempo nas universidades, há a pressão do mercado de trabalho e aquilo que vão prejudicar são as actividades extracurriculares", lamentou.

- Como "a média de idades dos tunos activos já se começa a elevar", estando actualmente "muito perto dos 30 anos", João Paulo Sousa disse à Lusa prever "um futuro pouco risonho" para as tunas académicas.

Alguém explica a este palhaço que as Tunas não servem para nada?? Gosto especialmente do facto da média de idades dos "tunos" já se começar a "elevar" e a estar "muito perto dos 30 anos". Então que tal estudarem?

23 Comments:

At October 21, 2006 10:32 AM, Anonymous Palhaço said...

Meu caro senhor:
Serve pelo menos para ter um pouco mais de educação e urbanidade, o que, pelos vistos, não é seu apanágio.
Para sua informação licenciei-me com 22 anos tendo actualmente, 40.
Quero ainda transmitir-lhe o facto de haver apreciado a forma como descontextualizou as citações.

Exemplos contrários à sua questão fundamental, poderia dar-lhos às dezenas. Mas seriam certamente para lá das suas capacidades intelectuais. E por aqui me fico

O Palhaço

 
At October 23, 2006 4:56 AM, Anonymous Outro Palhaço said...

Ora aí está um reflexão de nível mostrando, inequivocamente, que "a conduta é um espelho no qual todos exibem sua imagem". Razão tinha Goethe".

O insulto é realmente a arma dos ignorantes. Como diz Francisco Quevedo: "O insulto é a razão de quem não tem razão."


"Aquele que sabe falar sabe também quando fazê-lo." já dizia Arquimedes pois "nada reflete melhor a imagem de um homem do que suas próprias palavras."

 
At October 23, 2006 2:23 PM, Anonymous Trapezista do Circo Cardinali said...

Para um tipo que, pelos vistos, se orgulha de ter um blog que presta homenajem ao palavrão e ao insulto......... muito pouca idoneidade, credibilidade e cabeça deve ter: erro de ligação com o intestino?

Só mesmo alguém com redução cognitiva é que ainda deduz que os tunos são todos estudantes!
Ó Evaristo, a Tuna é uma aventura com 800 anos de história!Chapéus há muitos...!

As tunas não servem para nada? Parece-me que é opinião vinda de quem não tem qualquer conhecimento, seja musical, cultural, histórico ou sociológico.
Mas se não valem, por que razão lhes dá crédito e tempo de antena?

Pessoalmente, o que julgo que não serve para nada é a sua opinião, vinda de mais um anónimo frustrado que à falta de obra feita tenta construir a sua imagem à custa da mediocridade dos seus juízos verborraicos.

Azzzzzzzzz....não é po raí.
Não é não!

Vá o meu caro crítico de tunas estudar melhor a lição, que nesta matéria, tão cedo, não passa do 1º ano da primária!

 
At October 23, 2006 3:43 PM, Anonymous O Contorcionista said...

Ilustre "Mestre de Cerimónias" deste Blog:

O "Senhor" faz-me lembrar alguns "trapezistas voadores" que pululam este país e dos quais só espero que se estatelem no chão com franca e objectiva violência, devo dizê-lo, como aliás, o "Senhor" acabou de fazer com genial classe e estilo único, provavelmente importado da escola circense da República Popular Chinesa.

De facto, os seus "contorcionismos" verbais e "ilusionismos" ignorantes em torno de uma fenómeno cultural como é a Tuna Universitária levaram-no inevitavelmente a falhar na conta que anuncia no seu blog como titulo, o que é natural porque não é preciso ser "mágico" para acertar em conta tão simples.

Do "alto" da minha carreira "circense", poderia-lhe dar agora mesmo umas pequenas aulas simples sobre o que é a Tuna mas desconfio que nem com um "amestrador de focas" o "Senhor" conseguiria entender, ficando-se provavelmente no mais simples e acessivel porque básico "rodar da bola" na ponta do nariz, qual foca amestrada.

Bom, tudo isto para lhe dizer que neste imenso Circo há de facto, muitos "palhaços" ; Os Tunos quanto muito serão "palhaços ricos" porque com uma cultura riquissima de Séculos e os ignorantes nem para "palhaços pobres" dão, ao que se constata.

Despeço-me com muitas "bandeirinhas" neste "grand finale", onde todos acabam sempre por desfilar na arena do circo mas poucos são competentes até para dele fazerem parte.

Txaram!

 
At October 27, 2006 1:56 PM, Anonymous Anonymous said...

Ficou sem pio.....?
Esperemos que o seu silêncio seja, ao menos, prenúncio de quem reconhece a argolada que cometeu.

 
At October 28, 2006 2:13 AM, Anonymous Anonymous said...

ha cada cromo!!!

aconselho-o a analisar e a ver bem o que as tunas fazem... so para ajuda-lo na sua preguiça mental , porque intelectual deve ter muito pouca, ou então deve ter uma dor de cotovelo do tamanho do infinito:
Espectaculos de solidariedade, actuaçoes em Hospitais, lares, cresches e muito mais... se calhar voce limitou- se a estudar e a andar com os livros debaixo do braço, mas esquece-se que outros preocupam-se com o bem estar de terceiros e nao tem qualquer pejo em abdicar do seu tempo de estudo ou de lazer para se dedicar à musica e tocar e dinamizar a musica portuguesa e nao só, ja agora aconselho-o a ver que tipo instrumentos sao tocados numa tuna... talvez o supreenda, ja agora, aconselho-o a perder um pouco do seu precioso tempo para assistir a um espactaulo de tunas numa sala, talvez o surpreeenda ver a sala cheia... ao contrario de outors espectaculos CUlturais... que devem ser mais do seu genero.

é uma honra ser tuno, é com muita alegria que toco numa tuna ha mais de 10 anos, que me ajudaram quando estive doente, que apoiaram e sempre colaboraram em espectaculos de solidariedade, que se preocupam com a evoluçao musical e com a recolha tanto de instruemntos tradicionais como com muita tradicional...

se calhar voce acha isso uma asneira e perce de tempo!!! eu e MUITOS OUTROS nao, preferem estar prontos a ajudar em vez de ficar em casa a ver o canal 19...

 
At October 28, 2006 2:15 AM, Anonymous Anonymous said...

ah!!! com tanta "emoçao" nem assinei, sou o Helder, sim porque eu assino o que escrevo

 
At October 29, 2006 1:34 AM, Blogger Baidauei said...

So para dizer que se escreve "creches" e não "cresches".

 
At November 6, 2006 5:14 AM, Anonymous gigi said...

senhores, todos aqueles que tao heroicamente defendem as tunas, saberão o que significa liberdade de expressão, ou nessa aula estavam a dançar algures tocando alegremente a vossa pandeireta e os vossos triangulos???
haja paciencia!
se as tunas só servem como fonte de cultura e diversidade de animação, e ainda assim, forma pessoas ASSIM... tenho pena... muita pena... vida mais negrita... deve ser p combinar c o traje...

 
At November 8, 2006 4:47 AM, Anonymous Àprropô said...

"E há cenas que de vez em quando merecem ser escritas... mesmo que seja para o nosso 3º olho tentar ler."

Profético e absolutamente claro como "carta de intenções". Raras vezes vi uma tão clara e cabal correspondência entre o propósito e a concretização.

"As tunas não serevem para nada": tal como os blogs - cada um faz delas/deles aquilo que lhe vai na alma. Mas quanta diferença vai deste ao do Pacheco Pereira.

É este o problema das tunas: como é um fenómeno (aborto, se preferir) livre, cada idiota faz delas o que bem entende. Tal como acontece nos blogs.

A Tuna a que pertenci foi distinguida com duas comendas (Ordem de Benemerência e Ordem de Instrução Pública) e com a medalha de Ouro de Mérito Artístico da Cidade do Porto. E o seu blog? A "minha" Tuna é reconhecida pela Reitoria da maior universidade do país (em número de alunos) como sua representante cultural (leu bem, sim). E o seu blog? A "minha" Tuna movimenta por ano 5000 espectadores num evento que faz parte do programa cultural (sim, leu bem) oficial anual da Câmara Municipal do Porto. E o seu blog? A "minha" Tuna revitalizou uma indústria que se encontrava em vias de extinção: a indústria de construção de instrumentos (daqueles que o autor deste blog não acaricia - nem acarinha - direito seu, de resto), sendo que hoje essa mesma indústria está perfeitamente revitalizada e pujante. E o seu blog? A "minha" Tuna é sócia de mérito de, entre outras, as seguintes instituições: Clube Português de Caracas; Casa dos Poveiros do Rio de Janeiro; Real Gabinete de Leitura do Rio de Janeiro; Ateneu Comercial do Porto; Clube Português de Buenos Aires; excuso-me a referir os inúmeros clubes de portugueses - e não só - dos mais diversos países europeus. E o seu blog? A "minha" Tuna já representou Portugal em eventos tão diversos como o "Cleveland International Eistedfodd", como o Festival Internacional de Música Universitária (ao lado de orquestras de câmara, bandas de jazz, grupos de rock, coros), como o salão europeu do estudante (por diversas vezes). E o seu blog?

De facto, parece que, ao contrário de certos blogs, algumas tunas servem para alguma coisa.

Já o comentário vai suficientemente longo para que tenha matéria suficiente para dar ao seu 3.º olho algo que ler.

Bom proveito.

 
At November 8, 2006 11:06 AM, Anonymous Anonymous said...

HAHAHAHAHAHAHA!!!!!
Muito bom todo este leque de comentários...que gente tão erudita essa das tunas...tentar escrever como o professor de teologia deve saber tão bem como meter mais um crachá na capa de morcego...hihih...ou então como pintar aquela caloira muita gira que olhou para a minha gaita de beiços na recepção da paragem do autocarro.
Tuno = looser
Essa do académico boémio de Coimbra já acabou há muito tempo, get a life. Os tunos quando vêem os filmes de liceu americano devem ficar sempre furiosos com os "cool" porque viveram na pele o que é ser "looser" na escola, que não perdoa essas coisas. E depois foram para a tuna da universidade para serem uns grande malucos que bebem muito e comem as gajas todas.
Defendam-se como querem...de loosers não se livrarão...e sabem bem que se se fizesse uma sondagem, o resultado era o que vocês não gostavam.

Ass: um gajo que tem medo de dizer o nome porque isto da net é o sítio ideal para as pessoas se esconderem e descarregarem as suas frustrações sem serem conhecidas.
One more thing...Tuno=punheteiro

 
At November 8, 2006 5:45 PM, Anonymous Anonymous said...

Xiii... és tão anónimo como anódino...

Por um lado (o da frente), os tunos comem as gajas todas; por outro lado (o teu, de trás) os tunos são punheteiros... Decide-te, rapaz...

E aprende um pouco de inglês: "loser" é o que perde, o falhado; "looser" é o que afrouxa ou relaxa o nó ou qualquer coisa que esteja apertada.
Os tunos são "loosers": é possível - já te devem ter relaxado o esfíncter anal, digo eu... Relaxa, rapaz: "be cool".

E já que tens as vistas curtas, abre bem o 3.º olho: se ainda assim não fores capaz de ver bem, assesta-lhe um monóculo bem untado de vaselina e areia - pelo lado mais grosso, de preferência.

E se fosses apanhar no "cool"?

 
At November 8, 2006 7:59 PM, Anonymous Àprropô said...

Cara/o Gigi:

é justamente por conhecer o conceito de "liberdade de expressão" que mais me rio da sua intervenção!

Mas a/o minha/meu cara/o Gigi deve estar a confundir "liberdade de expressão" (que o entrevistado citado usou na entrevista que deu e, por isso,foi apelidado de "palhaço" pelo/a campeã/o da liberdade - num magistral exemplo de dualidade de critérios) com "libertinagem de expressão": a essa aula faltei, sim, é verdade.

Mas estou a aprender depressa - consigo e com a/o sua/seu amiga/o.

By the way... que autoridade moral tem a/o meu/minha cara/o Gigi para criticar - sem criticar primeiro o/a seu/sua amigo/a?

Bom proveito.

 
At November 9, 2006 5:29 AM, Anonymous Anonymous said...

"gigi said...
senhores, todos aqueles que tao heroicamente defendem as tunas, saberão o que significa liberdade de expressão, ou nessa aula estavam a dançar algures tocando alegremente a vossa pandeireta e os vossos triangulos???
haja paciencia!"

Parece-me claro, líquido mesmo, que o senhor Gigi não sabe a diferença entre o direito de expressão e o respectivo dever de o aplicar segundo as mais básicas regras da educação.

É que vai uma enorme distância entre emitir uma opinião discordante e o insulto, algo que o detentor deste blog não faz, certamete por, ele sim, ter faltado a determinadas aulas ou por lhe ter faltado quem lhe desse educação.

O anonimato sob o qual ele se esconde diz tudo da sua personalidade, incapaz de assumir o que profere e, eventualmente, as consequências disso mesmo (pois que certamente conhece a lei, ou até não pelo que se vê).

 
At November 9, 2006 6:39 PM, Anonymous Anonymous said...

Meu querido energúmeno agora também armado em professor de inglês:
1. Em vez de corrigires os outros, devias corrigir o teu pensamento (de tuno, portanto está tudo dito).
2. Bem sei que te agradou a ideia de que os tunos comem gajas. NÃO. Aliás, deves saber. É uma forma de escrita chamada sarcasmo. O que se diz não é o que se faz, e esse é o apanágio do tuno - gajas e copos - mas de gajas muito pouco e de copos o que quiseres.
3. Se não me obrigares (porque eu sou muito fácil) a responder mais a merdas de comentários, termino só com isto...nem os paneleiros querem entrar para as tunas.

 
At November 10, 2006 2:45 AM, Anonymous Anonymous said...

"3. Se não me obrigares (porque eu sou muito fácil) a responder mais a merdas de comentários, termino só com isto...nem os paneleiros querem entrar para as tunas." Fim de citação.

O meu amigo lá saberá por que não quer entrar para as tunas.

 
At November 10, 2006 3:12 PM, Anonymous Anonymous said...

Xiii... continuas anónimo e anódino.

Agora mudaste para electrodoméstico - 1.2.3. à boa maneira aristotélica.

Pelo visto, a vaselina com areia não foi do teu agrado.

Isto é mesmo muito curioso:

se um não-tuno (talvez paneleiro) entra pelo caminho do insulto e do palavrão gratuito, é um tipo bestial! Que maravilha! Que sarcasmo (ele até conhece as figuras de pensamento - vejam só!)! Que verve! É bem feito que é para esses gajos de negro e para as pandeiretas deles aprenderem!

Se um tuno (que é também um ser humano - ao contrário do que se possa pensar) entra pelo mesmo caminho, passa a energúmeno.

Se um tuno tivesse um «lapsus calami» (ou «clavis», para ser mais correcto) - Aqui, d'el-Rei! - Vá aprender, em vez de faltar às aulas! Bebem tanto que nem sabem o que escrevem! Cambada de anormais sem cultura!

Se o mesmo anormal (não se envaideça: estou a falar do tal tuno) corrige o suposto culto que não é tuno (paneleiro, talvez?...), está a armar-se em superior, que vá corrigir-se a si próprio, precisou de 3.451.745.902 tunos para determinar o erro (repetido, não casual) e para o corrigir.

Mais uma bela demonstração de uniformidade de critérios e de apreço pela liberdade de expressão - que só existe para quem atacar as tunas.

Tens razão: os meus comentários são mesmo uma merda - nada que este blog não preze, já que é o lema que adoptou.

Quanto a EU querer obrigar-te a alguma coisa: deves estar parvo ou julgar que eu o sou! Desde quando aceitas ordens de "üntermensch" como os tunos? - sim, tu, que deves pertencer ao "herrenvolk" dos que nem querem entrar para uma tuna.

Como "solução final" (o meu alemão esgotou-se naquelas duas tiradas), pega no tal 1.2.3. e enfia-o pelo "cool" acima.

Ou não.

Ou «get a life» e deixa de te preocupar em mandar sarcasmos a quem os não entende.

Ao contrário de ti, eu dou sempre aos outros liberdade de fazer o que quiserem.

P.S. (ou P.S.D., como quiseres, ou M.A.N. - que parece ser mais o teu estilo): a figura de pensamento em que se diz o contrário do que pretende afirmar é a "ironia", não o sarcasmo. Ora fique-se pela lei e deixe a literatua para quem dela entende.

 
At November 12, 2006 5:16 PM, Blogger Baidauei said...

"P.S. (ou P.S.D., como quiseres, ou M.A.N. - que parece ser mais o teu estilo): a figura de pensamento em que se diz o contrário do que pretende afirmar é a "ironia", não o sarcasmo"

Só um esclarecimento:

Sarcasmo: ironia amarga, mordaz.

(Quem tanto procura palavras caras no dicionário se calhar não fazia mal em ver primeiro as palavras que julga conhecer)

 
At November 13, 2006 5:46 AM, Anonymous Anonymous said...

Pois, caro Sr. Baidauei:

temos claramente de fazer uma distinção entre o que é a palavra "sarcasmo" no seu uso corrente e o que é a mesma palavra no seu uso técnico.

Se quer considerar que a expressão do Sr. Anónimo "comer gajas" é uma forma de ironia descoberta e destinada a ferir violentamente os visados e que, por isso, é um sarcasmo... pois muito bem... é livre de o fazer, como é livre de não gostar de tunas.

"By the way": usar palavras caras?... Eu?... Quais?

Pelo visto, V. é que teve de ir ao dicionário...

 
At November 22, 2006 7:15 AM, Anonymous gigi said...

gosto muito qd me criticam por fazer o mesmo q vcs, morceguinhos da pandeireta e que o meu querido baidauei: usar a liberdade de expressão!
o sr baidauei usou a sua e quilo que vcs me acusam de fazer (q fique claro, oh gentinha pouco erudita, é defender o autor do blog e n desrespeitar a vossa liberdade de expressao) é precimsante o que vocês fazem ao apontarem o vosso dedinho calejado dos ferrinhos a mim!
uma pessoa q dá uma entrevista e encara a proximidade dos 30 anos e a frequência da universidade como um feito de orgulho, não devia sequer ser entrevistada.
Uma pessoa entra na universidade aos 18, certo? Fica lá até aos 30 a fazer o quê, propriamente? Não tem ambições ou está só à espera que o traje deixe de servir? Ah não... estão a dar mais cultura ao país... porque o país depende das pandeiretas e dos ferrinhos... é deve ser isso! ( e antes que puxem demasiado pelo vosso neuróonio, eu ESTOU A SER SARCÁSTICA MESMO!)

NOTA:
CITANDO O SR Q ASSINA ANONYMOUUS:
O anonimato sob o qual ele se esconde diz tudo da sua personalidade, incapaz de assumir o que profere e, eventualmente, as consequências disso mesmo (pois que certamente conhece a lei, ou até não pelo que se vê). fim de citação.

Sr anónimo que critica quem usa "baiduaei" cm assinatura, antes de escrever pense... que aquilo que diz ser mau é exactamente o que faz... ou nao percebeu??? Ah, claro... n deve ter percebido mesmo!Mas eu dou-lhe um desconto... é que eu nunca fui da tuna, mas consigo ter pena dos que por lá passaram... coitados. Precisam de andar na universidade até aos 30 e tal anos para conseguir ter um curso...

 
At November 30, 2006 2:52 PM, Anonymous Anonymous said...

E a senhora gigi sabe daquilo que está a falar?
Acha mesmo que todos os tunos andam na universidade até aos 30 anos ou que todos os que chumbam vezes sem conta são tunos?´
Acha mesmo que os tunos não têm ambição? Estranho haver centenas, milhares a desempenhar as mais variadas profissões, desde médicos, a professores universitários, advogados, engenhiros, enfermeiros, professores, administrativos.......... continuando tunos.

 
At April 22, 2007 5:06 PM, Anonymous Blogger Admin said...

hola! Si no cambiar la atitud, esso blog sera cerrado.

George


Blog Policy

Hate Content. Hate speech and other objectionable content may be flagged for review by our users. When this happens, Blogger reserves the right to warn others of the potentially offensive content through the use of a warning page. Other content, such as adult material, may be depublicized so that it does not appear in frequently-trafficked places such as the homepage of Blogger.com.

Just because a given blog has received votes through this mechanism does not mean that any particular action will be taken. For example, blogs that are flagged because readers disagree with the political opinions expressed in a blog will not be acted upon.

Please see Blogger Help for more information about our Flag as Objectionable feature.

Defamation Libel. Users should not publish any content that is unlawful, defamatory, and fraudulent. Note that an allegation of defamatory expression, in and of itself, does not establish defamation. The truth or falsehood of a bit of expression is a key element in establishing defamation, and we are not in a position to make that sort of fact-based judgment. That said, if we have reason to believe that a particular statement is defamatory a court order, for example, we will remove that statement.

 
At August 24, 2007 1:58 PM, Anonymous Anonymous said...

lirismo trotskista
influenciadope lo bolchevismo..uma ds correntes do marxismo
nao estou defenitivamente de acordo com as vossas apologias.

 

Post a Comment

<< Home